jpg009Projeto Inclusão Digital e Reciclagem Ambiental de Equipamentos de Informática

» Objetivo
Promover a Inclusão Digital de Jovens no Mercado de Informática, conscientização da Preservação do Meio Ambiente e Cidadania, através da Reciclagem de Equipamentos de Informática.

O projeto esta dividido em três fases, cidadania, meio ambiente e técnicas de informática:

Fase 1 – Cidadania
Nesta primeira fase o aluno obterá conhecimentos sobre cidadania, direitos e deveres do cidadão, Ética profissional, governabilidade, viver em comunidade, com duração de 02horas/aula.

Fase 2 – Meio ambiente
Nesta fase o aluno aprendera os conceitos de Preservação do Meio Ambiente, Causas e Efeitos à Natureza, Legislação e Reciclagem de Equipamentos de Informática, com duração de 02 horas.

Fase 3 – Curso Técnico em Informática
Nesta fase o aluno terá aulas praticas com acompanhamento apostilado de Noções básicas de Informática, Montagem e Manutenção de Microcomputadores.

» Carga Horária
A duração do projeto dependera do numero de inscrições, e os períodos serão determinados pela entidade detentora do Projeto.

» Inscrições
Jovens com a idade a partir de 16 anos que estejam cursando o Ensino Médio ou Fundamental da Rede Pública de Ensino.

» Materiais e Instalações
Serão Fornecidos pela O.N.G. Eco Digital, quando o local do Curso for na Sede da Entidade.

» Captação de Recursos, Materiais e Transporte
A captação dos recursos e materiais serão através de Campanhas de Divulgação nas Empresas, e ou para Pessoas Físicas, através de palestras de Conscientização de Preservação do Meio Ambiente, Causas e efeitos no ambiente de trabalho, palestras para a CIPA( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) das Empresas.

As empresas ou pessoas físicas que possuírem equipamentos de informática no Estado de Sucata e quiserem doar para o Projeto obterá como contrapartida a emissão de recibos que servirão como documentos para a obtenção de Incentivos Fiscais e desconto no Imposto de Renda.

Doações de Valores em Moeda Corrente depositado em Conta Corrente da Entidade.

Divulgação da Empresa ou pessoa física participante do Projeto em nosso Site www.ecodigital.org.br.

O transporte para a retirada do Material será por conta da O.N.G. Eco Digital bem como o encaminhamento dos materiais com destinação correta de acordo com os Órgãos de Meio Ambiente.

» Desenvolvimento
O desenvolvimento do Projeto visa habilitar o Jovem em uma profissão Técnica na Área de Informática, adquirindo o conhecimento Técnico trabalhando diretamente com os equipamentos de informática doados pelas entidades ou adquirido na forma de Sucata.

O jovem aprenderá a manusear diretamente os equipamentos, separando as peças, desenvolvendo testes de funcionamento e após a separação, as peças que obtiverem sucesso no reparo, serão usados para montagem de equipamentos e as que não passarem nos testes serão separadas das demais e terão o destino correto para não poluir o Meio ambiente.

Ao final no curso será feita uma avaliação para cada aluno e os que se destacarem durante o projeto terá a possibilidade de encaminhamento para o Mercado de Trabalho.

Os Microcomputadores e seus periféricos oriundos do curso poderão ser doados para Projetos de Inclusão Digital de outras entidades.

Os Materiais Sucateados e sem recuperação serão encaminhados para o mercado de reciclagem, criando assim um fundo de reserva para os próximos eventos.

» Custo de Implantação
O custo da Implantação envolve valores que na época da implantação do projeto será estudado e acordado entre as partes através de cotação de mercado para:

1 – Instrutores
2 – Kit de Ferramentas
3 – Kit de Proteção
4 – Apostilas

» Apostilas
As matrizes de impressão das apostilas já estão impressas, cabendo a entidade Reproduzi-la de acordo com o numero de alunos inscritos.

» Contrato
Será elaborado um contrato de parceria com as empresas ou pessoas físicas que patrocinarem o projeto, através do departamento jurídico da O.N.G Eco Digital.

» Este projeto foi desenvolvido por:
Anisio Rosa Junior – Consultor Técnico em Informática
Nascido na Cidade de São Paulo, com 23 Anos de profissão na área Técnica de Informática, estudando e se especializando nos diversos cursos de informática ministrados pela mais conceituadas entidades como, Impacta Tecnologia, Centro de Treinamento IBM do Brasil, Telecom, Compucenter, LDPM Consultores Associados, Intel do Brasil ,Novell Brasil, APC American Power Conversion, todos documentados e certificados, atualmente é Consultor Técnico da Empresa SPCTi- São Paulo Consultoria Técnica em Informática, empresa no mercado de informática desde Agosto de 1.999.

Especialista em prover Consultoria Técnica para os mais diversos seguimentos do Mercado, com soluções em Internet, Redes, Manutenção Preventiva, Corretiva e Equipamentos de Informática. Criou e Fundou a Organização Não Governamental “Eco Digital”, entidade que promove a inclusão Digital de Jovens de Comunidades Carentes, através do Projeto de Inclusão Digital e Reciclagem de Equipamentos de Informática.

“Cada homem na face da terra tem um tesouro que esta esperando por ele(…) Onde estiver o seu tesouro também estará o seu Coração.”