jpg006A ONG Ecodigital, surgiu após vários estudos sobre o impacto negativo causado ao meio ambiente com o descarte de equipamentos de informática em estado de sucata à natureza.

Foram várias pesquisas sobre o avanço tecnológico em nosso país e chegamos a uma conclusão nada satisfatória:

» 86% dos equipamentos fora de linha são sucateados e despejados em lixões, causando assim sérios danos à natureza.

» 4% são doados ou vendidos para os próprios funcionários das empresas.

» 10% são reutilizados pelas empresas com a execução de upgrades.

Daí surgiu a idéia da criação de uma ONG, onde poderíamos com a ajuda de todos realizar um “Projeto de Inclusão Digital e Reciclagem dos Equipamentos de Informática”, contribuindo assim para a preservação da natureza , promovendo a inclusão social e digital de jovens das comunidades menos favorecidas com o reaproveitamento dos equipamentos de informática.

Ensinamos a desmontar, separar as peças, catalogar, diagnosticar defeitos, reparar e montar novamente o equipamento.

O restante que não for aproveitado é encaminhado para o mercado de reciclagem como plástico, ferro, alumínio, etc.

Os materiais considerados perigosos são encaminhados para empresas que dão o destino correto conforme as normas da ISO 14001, emitindo assim um certificado de destinação correta para as empresas parceiras do projeto.

Veja no link Projeto Inclusão Digital [CLIQUE AQUI] a íntegra deste trabalho. Esperamos contribuir para um futuro melhor tanto para estes jovens como para o nosso planeta.


O que é a ISO 14001:1996

A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.